sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Reggae é da PAZ

Bob Marley

Origem: Wikipédia

Bob Marley
Marley Grona Lund 1978.jpg
Bob Marley apresentando-se em Estocolmo, Suécia, em 1978.
Informação geral
Nome completo
Robert Nesta Marley
Data de nascimento
6 de fevereiro de 1945
Origem
Nine Mile, Saint Ann
País
Flag of Jamaica.svg Jamaica
Data de morte
11 de maio de 1981 (36 anos)
Miami, Estados Unidos
Gêneros
Reggae, ska, rocksteady
Instrumentos
Guitarra, Violão, Percussão
Período em atividade
1962 - 1981
Gravadoras
Studio One, Beverley's, Upsetter/Trojan, Island/Tuff Gong
Afiliações
Membro do Wailers,
líder da Wailers Band,
associado com os Upsetters,
associado com as I Threes
Página oficial
Site Oficial (em inglês)
Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley (Saint Ann, 6 de fevereiro de 1945Miami, 11 de maio de 1981) foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Ele foi chamado de "Charles Wesley dos rastafáris" pela maneira com que divulgava a religião através de suas músicas.
Bob foi casado com Rita Marley, uma das I Threes, que passaram a cantar com os Wailers depois que eles alcançaram sucesso internacional. Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos (dois deles adotados), os renomados Ziggy e Stephen Marley, que continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Makers. Outro de seus filhos, Damian Marley (vulgo Jr. Gong) também seguiu carreira musical.

Bob Marley era adepto da religião rastafári. Ele foi influenciado por sua esposa Rita, e passou a receber os ensinamentos de Mortimer Planno. Ele servia de fato como um missionário rasta (suas ações e músicas demonstram que isso talvez fosse intencional), fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente. Em suas canções Marley pregava irmandade e paz para toda a humanidade. Antes de morrer ele foi inclusive batizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia com o nome Berhane Selassie.
Cquote1.svg
Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida.
Cquote2.svg
Bob Marley

Marley era um grande defensor da maconha, usada por ele no sentido da comunhão, apesar de que seu uso não é consenso entre os rastafáris. Na capa de Catch a Fire inclusive ele é visto fumando um cigarro de maconha, e o uso espiritual da cannabis é mencionado em muitas de suas músicas.
Marley também tinha conexões com a seita rastafári "Doze Tribos de Israel", e expressou isso com uma frase bíblica sobre José, filho de Jacó, na capa do álbum Rastaman Vibration.


 OUTROS DO REGGAE



Banda Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário