quarta-feira, 2 de maio de 2012

CINELÂNDIA RUBEM BRAGA

Extraviei-me pela cidade na tarde de sábado, eentão me deixei bobear um pouco pela Cinelândia.Foi certamente uma lembrança antiga que me fez sentar na Brasileira; e quando o garçom veio e perguntou o que eu desejava, foi um rapaz de 15anos que disse dentro de mim: “waffles com mel". E disse meio assustado; como quem se resolve a fazer uma loucura.Não sei por que, para aquele estudante de quinze anos, que dispunha apenas de 50 mil-réis mensais para suas despesas pequenas, “waffles com mel"ficou sendo o símbolo do desperdício; era uma pequena loucura a que se aventurava raramente,sabendo que iria desequilibrar seu orçamento. Talvez viesse do nome inglês o prestígio dos waffles. E me lembro de ter encontrado na Cinelândia uma jovem rica de minha terra;aventurei-me, num gesto insensato, a convidá-la aentrar numa confeitaria, e depois de lhe ofertar,como um nababo, “waffles com mel" , (lembro até hoje seus dentes brancos e finos), levei minha loucura ate as últimas consequências, depois de meia hora de conversa, para prendê-la na (a tia esperava numa porta de cinema), de fazer questão absoluta que provasse uma Banana Real! Era um insensato, o moço Braga. Mais tarde, já na Faculdade, e morando no Catete,me lembro que sábado, de tarde, às vezes a gente metia uma roupa branca bem limpa bem passada(depois de vários telefonemas à tinturaria) e vínhamos, ou três amigos, lavados, barbeados,penteados, assim pelas cinco da fazer o footing na Cinelândia. E estavam ali moças de Copacabana e Méier, com seus vestidos de seda estampados, a boca muito pintada, burinhando entre as confeitarias eos cinemas. Não nos davam lá muita atenção essas moças:seus pequenos corações fremiam perante os cadetes e os guardas-marinhas, mais guapos e belos em seus uniformes resplendentes, com seus espadins brilhantes. Tudo isso passou: o sábado inglês, as dificuldades do trânsito próprio tempo agiram, e nesta bela tarde de sábado em que me extravio pelo centro, há apenas alguns palermas como eu zanzando pela Cinelândia. Só agora reparo nisso, e então me sinto um velho senhor saudosista; não há mais sábado na Cinelândia, creio que não há mais cadetes nem guardas-marinhas, todos são tenentes-coronéis,capitães-de-corveta e de fragata perdidos emAgulhas Negras, quartéis, cruzadores recondicionados, nesses mares do mundo. E Rui Morais, João Madureira, Miguel Sales, todos sumiram pela vida adentro, cada um no seu canto,com sua família - tenho a impressão de ter sobrado,terrível retardatário, na tarde da Cinelândia,diante dos waffles melancólicos, e se tivesse um amigo ao lado diria a ele, com voz enjoada de um senhor idoso “nem se compara: a Americana antiga,era muito melhor...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário