terça-feira, 10 de março de 2009

Já ouviu falar do Gato Felix?

Alguém conhece o Gato Felix hoje em dia?

Felix the Cat
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O Gato Félix em um desenho animado.

Felix the Cat (em português conhecido como Gato Félix) é um personagem de desenho animado, criado na época dos filmes mudos. Seu corpo preto, olhos brancos e sua risada característica, combinados com o surrealismo das situações criadas nos desenhos, fazem do personagem um dos mais conhecidos do mundo. Foi o primeiro personagem de desenho animado popular ao ponto de, por si só, atrair o público.



História
O Gato Félix e seus sobrinhos Inky e Winky no curta April Maze





O sucesso de Felix entrou em declínio no final da década de 1920, com a chegada dos desenhos animados sonoros, particularmente os do Mickey Mouse, de Walt Disney. Na época, Sullivan e Messmer não quiseram aderir à produção sonora e Felix ficou ultrapassado. Em 1929, Sullivan decidiu finalmente fazer a transição e começou a distribuir desenhos animados sonoros de Felix. A iniciativa fracassou, sendo suspensa no ano seguinte. Sullivan faleceu em 1933.

Felix ainda teve uma breve ressurreição em 1936, com desenhos animados sonoros e em cores e depois, quase desapareceu, mas foi salvo pela televisão, muito tempo depois.

Os desenhos animados de Felix começaram a ser exibidos pela TV dos EUA, em 1953. Joe Oriolo (Criador do Gasparzinho), que dirigia as tiras de quadrinhos de Felix, redesenhou o gato, dando-lhe pernas mais compridas, para uma nova série de desenhos destinados à televisão. Oriolo também acrescentou novos personagens e deu a Felix uma nova bolsa mágica de truques, que podia assumir uma infinita variedade de formas, obedecendo às ordens de Felix.

Atualmente, o personagem continua aparecendo em uma variedade de produtos - desde roupas até brinquedos. Recentemente foi produzida a série The Twisted Tales of Felix the Cat, em que o gato é mostrado com um traço mais antigo, em uma ambientação fantástica, com objetos falantes e que tais, além de algumas piadas de duplo sentido, voltadas a um público mais adulto.

O personagem
Felix, por Peter Klashorst

Dentro de um estilo clássico de desenho, apesar da nítida evolução com o tempo, Félix é um gato preto, com uma silhueta levemente recurvada, normalmente gentil e alegre, que sempre se mete em confusões. Costuma usar o próprio rabo como ferramenta, algumas vezes retirando-o do próprio corpo - sendo este um dos exemplos mais famosos e antigos dos poderes esdrúxulos dos desenhos animados.

Quando o rabo não é suficiente para a realização do feito, ele rapidamente usa sua bolsa mágica (magic bag of tricks na versão original) para criar desde uma mesa até um navio ou avião. Felix nunca se separa da bolsa mágica e, embora muitos vilões, como o Professor e seu ajudante Rock Bottom, tentem roubá-la, Felix sempre escapa. Ele também conta com a ajuda de Poindexter, um menino gênio, que, ironicamente, é sobrinho do Professor. Outro vilão que vez ou outra atormenta Felix é o Mestre Cilindro (Master Cylinder), um robô malvado que foi enviado à Lua. Há também o Gênio da Garrafa, que quer colocar Felix na garrafa, mediante algum plano diabólico.

Curiosidades

* Monteiro Lobato escreveu uma história chamada "O Gato Félix", onde um gato impostor, se passa pelo personagem "Félix" dos desenhos animados, a história foi incluida mais tarde, como um capítulo do livro Reinações de Narizinho. Entretanto, na maioria das adaptações para TV do Sítio do Picapau Amarelo, o "Gato Félix impostor" é substituido por outro gato: na versão de 1977, ele é um gato do Coronel Teodorico, já na versão de 2001, ele é um personagem chamado de "O Gato Contador de Histórias" que engana a Narizinho dizendo ser um personagem de conto de fadas, mas não deixa claro para ela se ele é o Gato de Cheshire de Alice no País das Maravilhas, ou o Gato de Botas.

* No episódio do Chapolin "Expedição Arqueológica" um cientista (interpretado por Ramon Valdez) cita uma frase "Olha, o Gato Félix".
* O Gato Félix fez uma pequena participação no final com os personagens em Uma Cilada para Roger Rabbit

texto e foto extraidos de Wikipedia

2 comentários:

  1. Eu conheço e tenho saudades de assistir. Só não sabia dessas curiosidades todas. Muito legal, Joyce.

    Beijo

    ResponderExcluir