quarta-feira, 10 de novembro de 2010

MOÇAMBIQUE

Ana Paula Miola, Emely Borba Matos, Karina Silvana Silva, Luana Ogleari LET 2SA

MOÇAMBIQUE

Nome oficial: República de Moçambique
Localização: Sudeste da África
Área: 799.380 Km2
Clima: Tropical

INDICADORES:

Mortalidade infantil: 114 por mil nascimentos (1995-2000)
Analfabetismo: 56,2% (2000)
Crescimento demográfico: 2,5% ao ano (1995-2000)
Fecundidade: 6,25 filhos por mulher (1995-2000)

POPULAÇÃO

População urbana: 38%
População rural: 62%

            Moçambique tem uma população de 20.579.625 pessoas, sendo considerada a mais populosa das antigas colônias.
            É um país multi-racial, onde grande parte da população é negra. Composição étnica: 46,1% são macuas, 53% tsongos, malavis e chonas, e 0,9% outros. O número de brancos é reduzido.
            As principais cidades são Maputo, Beira e Nampula. Apesar das guerras, epidemias e desastres, a taxa de crescimento populacional continua elevada.

ECONOMIA

            A agricultura é a base da economia em Moçambique, já que uma porcentagem esmagadora da população vive no campo.
            Grande parte do dinheiro destinado à melhorias, é utilizado em educação, saúde, saneamento básico e água. Os índices de pobreza estão cada vez mais baixos, mas mesmo assim Moçambique está entre os 20 países mais pobres do mundo. De 69%, a taxa de pessoas que vivem abaixo do nível de pobreza, caiu para 54%.
            É considerado o país africano mais bem sucedido pós-conflito, pois sua economia cresce consideravelmente. Moçambique recebe ajuda externa de outros países. Essa ajuda representa 15% do seu PIB.
            Os índices de pobreza caem lentamente, devido ao grande número de pessoas portadoras do vírus HIV. Esse fator aliado às pragas e secas constantes, dificultam o desenvolvimento econômico de Moçambique.

EDUCAÇÃO

                        Atualmente, 100% das crianças moçambiquenhas estão matriculadas no ensino primário, uma melhoria se comparado com o ano de 2003, onde esse número beirava os 70%. Em 2005, as propinas para o ensino primário foram extintas.
            Mas mesmo assim, um grande número dos professores não tem uma formação adequada. Somado a esse problema, está a não conclusão do ensino primário pelos alunos, mais da metade não completam os estudos. Quando às escolas, algumas ainda não tem uma infra-estrutura adequada, e sofrem com a falta de saneamento, transporte, material escolar e carteiras.
            Para combater esses e outros problemas que afetam a educação em Moçambique, existe o programa Escolas Amigas da Criança, que trabalha para unir o aluno com a escola, prestando serviços de apoio e cuidados às crianças. O enfoque se dá nas seguintes áreas: educação, água, higiene e saneamento, proteção e participação comunitária.
            Avanços:
            -370 mil crianças têm acesso à educação;
            -ingresso escolar aumentou 30%;
            -o abandono escolar diminuiu consideravelmente.

DANÇAS E MÚSICA
           
            Em todo o território moçambiquenho encontra-se os cantadores, pessoas frequentemente cegas ou aleijadas, que cantam em troca de um dinheiro e também grupos de profissionais.
            A dança também é uma forma de expressão utilizada pelos moçambiquenhos. É como um ritual, uma maneira de se comunicar com os seres invisíveis, os mortos. Dançam em cerimônias, normalmente com coreografias e em rituais específicos. Homens e mulheres fazem uma roda ou fila e deixam o corpo livre para se movimentar de acordo com o canto.

TURISMO – PRAIAS

            A costa de Moçambique é rica em todo o tipo de praias e é berço de muitas espécies marinhas, algumas das quais estão em vias de extinção. No Norte, o que mais encontramos são as praias rochosas, enquanto no centro, próximos às nascentes, localizam-se as praias de lodo, confinadas por extensos mangais. No Sul prevalecem as praias arenosas, com dunas altas e cobertas de vegetação rasteira.
            Nestas praias, podemos encontrar monumentos históricos que confirmam a passagem de Árabes e Europeus. A água transparente convida à natação e ao mergulho, com barreiras de corais de uma beleza extraordinária, um ecossistema rico em espécies piscícolas raras, e um mar aberto onde é permitida a caça submarina e a pesca desportiva de algumas variedades, cuja captura é o alvo mais desejado pelos amantes da pesca.
            Entre as inúmeras praias que se estendem ao longo da costa, salientam-se, por mais conhecidas ou dispondo de melhores estruturas de apoio aos visitantes, as de Pemba, Ilha de Moçambique, Fernão Veloso, Chocas, Vilanculos, Tofo, Morrungulo, Inhassoro, Inhambane, Bazaruto, Zongoene, Xai-Xai, Bilene, Marracuene, Inhaca, Ponta de Ouro e Ponta de Malongane.



PRAIA DE XAI-XAI

FAUNA E FLORA DE MOÇAMBIQUE

Moçambique é rico em fauna e flora, tanto terrestre quanto marítima. A orografia e o clima determinam três tipos de vegetação: floresta densa nas terras altas do Norte e Centro do País, floresta aberta e savana no Sul e, na zona costeira, os mangais. Estes ecossistemas constituem o habitat de espécies selvagens como elefantes, leões, leopardos, chitas, hipopótamos, antílopes, tartarugas, macacos e grande número de aves. A esta riqueza associam-se belas paisagens, quer nas zonas altas, quer nas zonas costeiras.
Para possibilitar aos visitantes uma vivência com esta riqueza, em grande parte afetada pela guerra, estão em recuperação parques como o parque Nacional de Gorongosa, que já foi considerado um dos melhores da África. Este parque é um dos tesouros de Moçambique, que proporciona benefícios ambientais, educacionais, estéticos, recreativos e econômicos a toda a humanidade. O parque esta localizado na província de Sofala numa área de 3.770km2, no extremo sul do grande vale do Rift da África Oriental. A exuberância paisagística e a particularidade da fauna bravia deste Parque tornam-no num perfeito destino turístico, para quem procura aventura ou para  quem procura o lazer.
            Destacam-se ainda as reserva de Maputo, rica em elefantes, a de Marromeu, na foz do Zambeze, onde predomina o búfalo, e reservas parciais como a de Gilé e a do Niassa, respectivamente a nordeste de Quelimane e nas margens do rio Rovuma. Também no parque da reserva natural de Bazaruto podem-se avistar aves exóticas, recifes de corais e espécies marinhas protegidas como dugongos, golfinhos e tartarugas marinhas.

CULTURA – VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO
            Projeto de Pesquisa Arqueológica e Gestão de Patrimônio Cultural em Moçambique -  elaborado em 2000 pelo Governo de Moçambique juntamente com algumas universidades, esse projeto visa a preservação da arte rupestre contida em Moçambique e região. O projeto reúne arqueólogos e pesquisadores da arte africana. Além da preservação da arte rupestre, o objetivo é ampliar os sítios arqueológicos em Moçambique e a criação de projetos sustentáveis em cima deles, que envolvam a comunidade.

LITERATURA

MIA COUTO

            Natural de Beira, Moçambique, Mia Couto é considerado um dos maiores escritores da cultura africana. Estreou no mundo literário em 1983 com o livro A Raiz de Orvalho. Vencedor de vários prêmios, seus textos e poemas são recheados de neologismos e uma linguagem rebuscada.


Destino
“à ternura pouca
me vou acostumando
enquanto me adio
servente de danos e enganos

vou perdendo morada
na súbita lentidão
de um destino
que me vai sendo escasso

conheço a minha morte
seu lugar esquivo
seu acontecer disperso

agora
que mais
me poderei vencer?”

Identidade
“Preciso ser um outro
para ser eu mesmo

Sou grão de rocha
Sou o vento que a desgasta

Sou pólen sem insecto

Sou areia sustentando
o sexo das árvores

Existo onde me desconheço
aguardando pelo meu passado
ansiando a esperança do futuro

No mundo que combato morro
no mundo por que luto nasço”
JOSÉ CRAVEIRINHA  





                   



Violas de Lata
“Minha alma grita
súplicas da Mafalala em mutovanas de avós
e geme timbilas do músico de Zavala
no ritmo das blusas de saca
do negro contratado.”
Grito Negro

“Eu sou carvão!
E tu arrancas-me brutalmente do chão
e fazes-me tua mina, patrão.
Eu sou carvão!
E tu acendes-me, patrão,
para te servir eternamente como força motriz
mas eternamente não, patrão.
Eu sou carvão
e tenho que arder sim;
queimar tudo com a força da minha combustão. 
Eu sou carvão;
tenho que arder na exploração
arder até às cinzas da maldição
arder vivo como alcatrão, meu irmão,
até não ser mais a tua mina, patrão. 
Eu sou carvão.
Tenho que arder
Queimar tudo com o fogo da minha combustão.
Sim!
Eu sou o teu carvão, patrão.”
INFORMAÇÕES


 Aeroportos
Moçambique tem uma rede de aeroportos que permite a deslocação rápida e segura para qualquer parte do País.
Os aeroportos de Maputo, Beira e Nampula estão abertos ao tráfego internacional e os de Pemba e Vilanculos ao tráfego regional.


Fronteiras Terrestres
Existem em Ressano Garcia (06H00-22H00), Namaacha (06H00-20H00), Goba (06H00 20H00), Ponta d`Ouro (06H30-17H30), Machipanda (06H00-18H00), Cuchamano (06H00-18H00), Zóbwè (06H00-18H00), Milange (06H00-18H00) e Mandimba (06H00-18H00).
Recomenda-se aos viajantes a chegada à fronteira com alguma antecedência em relação à hora de encerramento.


 Portos
Portos de Maputo, Beira, Nacala e Pemba.


 Vistos
Para entrar no País é necessário um visto emitido por um Consulado ou Embaixada de Moçambique, sendo necessário para a sua obtenção a apresentação do passaporte, duas fotografias e o preenchimento de um formulário.
Os vistos também podem ser obtidos junto das fronteiras para estadia até 30 dias. África do Sul, Swazilândia, Malawi, Tanzania e Zimbabwe na base de acordos estão isentos de vistos.


 Alfândega
À chegada a Moçambique o visitante deverá declarar os artigos sujeitos a taxas aduaneiras.
Estão isentos destas taxas e demais imposições aduaneiras: Objectos de uso pessoal tais como vestuário, livros, máquinas fotográficas e de filmar; bens contidos na bagagem dos visitantes até aos seguintes limites:
- Tabaco: 400 cigarros ou 100 cigarrilhas ou 50 charutos ou 250 gramas de tabaco para fumar;
- Bebidas alcoólicas: 1 litro de espirituosas e 2,25l de vinho;
- Perfumes: 50ml de perfume;
- Especialidades farmacêuticas: quantidades razoáveis para o consumo próprio;
- Outros artigos cujo valor não exceda os USD 50. São proibidos os narcóticos e material pornográfico.
O transporte de armas necessita de uma licença especial.
Para qualquer pagamento feito à Alfândega, deve ser solicitado o correspondente recibo.


 Entrada de veículos em viagens de turismo ou negócios, pertencentes ou conduzidos por não residentes
É necessário obter-se uma licença de importação temporária na instância aduaneira de entrada.
Os veículos importados temporariamente não podem ser vendidos ou emprestados e os proprietários devem ter sempre presente o documento comprovativo da importação temporária.


 Identificação
É obrigatório o porte permanente de um documento de identificação ou de uma fotocópia autenticada do mesmo.


 Saúde
Para entrar no País é necessário apresentar o certificado de vacinação contra a febre-amarela.
Durante a estadia devem-se tomar medidas para evitar picadas de mosquitos e cuidados no consumo de alimentos e de água, por forma a minimizar os riscos de transtornos intestinais frequentes em zonas tropicais.
Em caso de necessidade de cuidados de saúde imediatos, devem recorrer aos hospitais, centros de saúde ou clínicas.


 Electricidade
A corrente é de 220/240V 50 hz.


 Água
Embora a água corrente seja de razoável qualidade, é aconselhável beber água engarrafada.
Água engarrafada de boa qualidade está disponível praticamente em todos centros urbanos e turísticos.


 Correios
O serviço de correios está implantado nos principais centros urbanos. A DHL e o EMS também estão disponíveis.


 Clima
No Norte do País e zona costeira, o clima é tropical húmido; No Interior, no Sul e na Província de Tete, tropical seco e no interior de Gaza, tropical árido.
Verificam-se uma época de chuvas, entre Outubro e Abril, com temperaturas entre 27º e 29º e uma época seca, entre Maio e Setembro, com temperaturas entre os 18º e 20º.


 Condução
A condução em Moçambique é feita pela esquerda. O condutor deve ser portador de:
Documento de identifi cação, carta de condução internacional, registo da viatura, certifi cado de seguro da viatura válido no País. O uso de cintos de segurança é obrigatório e o carro deverá dispor de triângulo de pré-sinalização de perigo.
O acesso a algumas zonas do País depende das condições climatéricas pelo que os condutores devem obter informações sobre os itinerários a percorrer antes do início da viagem.


 Língua
A língua oficial é o português.
O inglês é de uma maneira geral entendido e falado.
Numerosas linguas moçambicanas são comuns fora das áreas urbanas.


 Moeda
A moeda local é o Metical.
O Dólar americano, o Euro e o Rand também são aceites em muitos locais.
O câmbio actualizado é facilmente obtido nos bancos e casas de câmbio.

Os cartões de crédito e traveller cheques também podem ser utilizados.


 Horas
GMT+2 horas


Feriados

São feriados em Moçambique, os dias:
01 de Janeiro - Ano Novo
03 de Fevereiro - Dia dos Heróis Moçambicanos
07 de Abril - Dia da Mulher Moçambicana
01 de Maio - Dia do Trabalhador
25 de Junho - Dia da Independência
07 de Setembro - Dia dos Acordos de Lusaka
25 de Setembro - Dia das Forças Armadas
04 de Outubro - Dia da Paz
25 de Dezembro - Dia da Família


 Telefones
É possível fazer ligações directas para todo o Mundo, marcando o indicativo internacional ou recorrendo a operadora. Para ligações a partir do estrangeiro marca-se 258 (indicativo internacional do País) seguido do número do posto telefónico.
Também existem duas operadoras de rede Móvel Mcel (82) e Vodacom (84).


 
Embaixadas de Consulados de Moçambique no exterior

Embaixadas

África do Sul: 529 Edmond Street, Arcadia 0083, P.O. 57465
Pretória 0007 - Tel: (2712) 4010300/4 Fax: (2712) 3266388
Alemanha: Strom Strasse, 47, 10551 - Berlim
Tel: (00 49 30) 398 76500/1/2 Fax: (00 49 30) 398 76503
Angola: Rua Salvador Allende, 55 - Luanda
Tel: (244-2) 334871 / 331158 Fax: (244-2) 332883 / 322250
Bélgica e União Europeia: Bd Saint Michel 97, 1040 Bruxelas
Tel: (32-2) 7360096 / 7362564 Fax:(32-2) 7320664
Botswana: 758, Robison Road, Gaberone P.O. Box 00215
Tel: (267) 3191251 / 3191250 Fax: (267) 3191262
Brasil: SHIS-QL 12 - Conjunto 07-casa 09 - Lago Sul - Brasília Distrito Federal
Tel: (55 61) 32484222 / 32485319 Fax: (55 61) 32483917
China: Rua 172 Ta Yuan Office Building - Beiging 100600
Tel: (8610) 65323578 / 65323664 Fax: (8610) 65325189
Cuba: 7ª Ave nº 2203 e 22 y 24, Miramar, Playa-Havana
Tel: (537) 2042443 / 2042445 / 2042630 Fax: (537) 2042232
Egipto: 2 Tahran, St Dokki - Cairo
Tel: (202) 7605505 / 7486389 Fax: (202) 7486378
Espanha: Calle de Goya 67,1º-Izq Cod. Postal 28001 Madrid
Tel: (34-91) 5773682 Fax: (34-91) 5776705
Estados Unidos da América e Canada:
1525 New Hampshire Avenue, NW Washington, DC. 20036
Tel: (01202) 2937149 Fax: (01202) 8350245
República Federal da Etiópia e União Africana:
Higher 17, Kebele 23, House, 2116 K, Bole Area, Addis-Abeba
P.O. Box 5671 - Tel: (251) 729199 Fax: (251) 729197
República Francesa: 82 Rue Laugiier 75017 - Paris
Tel: (33-1) 47649132 Fax: (33-1) 44159013 / 42673828
Grã-Bretanha e Irlanda do Norte: 21 Fitzroy square London W1T6EL
Tel: (44 20) 73833800 Fax: (44 20) 73833801
Índia: B-3/24, Vasant Vihar Nova Deli - 110057
Tels: (91-11) 26156663 / 4 Fax: (91-11) 26156665 / 26156632
Indonésia: Wisma GKBI 37 Floor, suit 3709, JI. Jend.Sudirman nº 28,
Jacarta - 10210 - Tel: (62) 215740901 Fax: (62) 215740907
Itália: Via Filippo Corridoni, 14 00195 - Roma
Tels: (39-06) 37514675 / 37514852 Fax: (39-06) 37514699
Japão: Shiba Amerex 3 Bidg. 6F,3-12-17 Mita,
Minato-Ku Tóquio 108-0073
Tels: (81-03) 54190973/4 / 53193656 Fax: (81-03) 54420556
Malawi: Área 40/14 A P.O. Box 30579 - Lilongwé 3
Tels: (265) 774100 / 774696 / 772291 Fax: (265) 771342
Nações Unidas - Nova York:
420 East 50th Street, New York, 10022
Tels: 1212644-6800/1212644-5965 Fax: 1212644-5972/1212644-0528
Portugal: Av de Berna 7 - 1050 - Lisboa
Tels: (351-21) 796172/7958113/7958 056 Fax: (351-21) 7932720
Quénia: Bruce-House 3 floor Standard Street P.O. Box 66923 - Nairobi
Tels: (254-20) 221979/214191/ 216357 Fax: (254-20) 222446/214712
Rússia: Moscovo 129090 UI, Gilyarovskovo 8, Kv.45 - 10º andar
Tels: (7) 095684-4007/6818015 Fax: (7) 095 6843654/6848325
Suazilândia:
Highlands View Princess Drive Road P.O. Box 1212 - Mbabane
Tels: (268) 4041296/7 Fax: (268) 4048482
Suécia: Sturegatan 46, 4 floor 114 36 Estocolmo P.O. Box 5801,10248
Tel: (46-8) 6660350 Fax: (46-8) 6636729
Suíça: 13 Rue JA Gautier 1º Étage, CH - 1201 - Genebra
Tel: (41) 229011783 Fax: (41) 229011784
Tanzania: Garden Avenue nº 25 P.O. Box 9370 - Dar-Es-Salam
Tel: (255-22) 2124673 Fax: (255-22) 2116502 Cell: (255) 741257149
Zâmbia: 9592 Kacha Road Northmead, P.O. Box 34877- Lusaka
Tels: (260-211) 239135/220333/220339 Fax: (260-211) 220345
Zimbabwé: 152 Herbert Chitepo Av P.O. Box 4608 - Harare
Tels: (263-4) 253871/3 Fax: (263-4) 253875

Consulados

Alemanha Bayerstrabe 33D 80335
Tel: 089 59998/116 Fax: 089 59998
Austrália
4/8 Lauderdale Avenue, NSW
Tel: 61 29078890 Fax: 99 078891
Bangkok (Tailândia)
142/36 Sathon Road Bangrak12 (SQI Vidhaya),
Ban Grak Bangkok Thailand 10500
Tels: (66-2) 2681681/2 Fax: (66-2) 2681682
Beirute (Líbano)
Beyrouth, Dora, Imm, Beirut
P.O.Box 903 1 890 388
Tel: 9619920955 9619925012 Fax: 9619920955 9619925012
Brasil (São Paulo)
R. Urano nº 399
Tel: (287) 1978/311073102 Fax: 310 50 383
Buenos-Aires (Argentina):
S.M. del Carril 3815 (1419) Bs. As.
Argentina
Telefax: (54-1) 5039414
Cape Town (RSA):
The Pinnacle Building - 8, Burg Street
Tels: (27-21) 4262944/5 Fax: (27-21) 4262946
China (Hong Kong):
P.O. Box, Suite 43 New Henry House,
10 Ice House Street, Hong Kong
Tel: (0852) 25211444 Fax: (0855) 25216870
Dubai:
Sheikh Khalifa Bin Zayad Road
Bin Ham Building, Office 204 P.O. Box: 34767
Tel: (971) 43510488 Fax: (971) 43510590
Durban (RSA):
320 West Street 7ºth floor - Room 2719 P.O. Box 4608, Durban
Tels: (27-31) 3040200 / 3040213 Fax: (27-31) 3040774
Filipinas (Manila):
Tel: (632) 5213696 Fax: 5211060
India (Mumbai):
2, Under Hill lane, Civil
Tel: (911) 3935987 Fax: 3956150
Israel:
13 Shtrichman street.
P.O. BOX 48305 Tel-Aviv 69671, Israel
Tel: 03-6992516 Fax: 03-6997241
Jordania:
3 Ata Almaaytah Street Dabon Q
P.O. BOX 516 Amman 11118 Jordan
Tel: 5411424 Fax: 5411423
Líbano:
Beyrouth, Dora, Imm, Beirut
P.O. BOX 903 1 890 388
Tel: (961) 9920955 Fax: (961) 9920955
Johannesburg (RSA):
1 Level, Wilds View, Isle of Houghton
P.O. BOX 2492 - Johannesburg
Tels: (27-11) 4846427/33 Fax: (27-11) 4845462/3
Macau (República Popular da China)
Suit G.6/FI.Shun Kit Bldg;
Tel: (85) 3970003 Rua Inácio Baptista, 1 - Macau
Mutare (República do Zimbábwè)
11 Riverside Drive
PO Box 290 - Mutare, Zimbábwè
Tel: (263) 2061627 Fax: (263) 2064523
Nelspruit (RSA):
Bell Street 32 PO Box 6516 Neslpruit
Tels: (27-13) 7532089 Fax: (27-13) 7551207
Porto (República Portuguesa)
Rua Santos Pousada nº 441 sala 4
C. Postal 4000 - 486 - Porto
Tels: (351) 225377535/5191712 Fax: (351) 225103405
Austrália
4/8 Lauderdale Avenue, fair Light NSW
Tel: (61) 2 9078890 Fax: 99078891
Zanzibar:
Mapinduzi Street, Kikwajuni PO Box 1044
Tel: (255-24) 2230049 Fax: (255-24) 2232759
*MÚSICA

Link para site sobre a música tradicional de Moçambique:


*TELEVISÃO

Link para o canal televisivo de Moçambique:


*Estes link’s podem ser adicionados à Wikipédia, como fonte direta.


BIBLIOGRAFIA


www.triplov.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário